O que é SESMT

Todas as empresas brasileiras que respeitam seus funcionários tem como princípio cumprir o que é estabelecido pelas leis trabalhistas e também pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Quando a empresa pratica isto ela evita qualquer tipo de punição, como por exemplo: despesas trabalhistas, despesas previdenciárias, notificações, interdições e/ou embargos pelos órgãos competentes, entre outros.

Para que a empresa cumpra sua função e proteja o trabalhador é muito importante que ela conte com uma equipe que irá dar condição de trabalho seguro para todos os funcionários com o objetivo de evitar acidentes de trabalho. É aí que entra o SESMT.

O que significa SESMT?

A sigla SESMT, tão conhecida nas empresas brasileiras significa "Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho". O SESMT tem sua regulamentação pela NR 04 ( norma regulamentadora) do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Qual objetivo do SESMT?

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) tem como seu principal objetivo proporcionar a saúde e  também criar mecanismos que protejam a integridade física e mental dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Quem são os profissionais que atuam no SESMT?

Conforme dimensionamento da norma regulamentadora NR 04, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho pode ter os seguintes profissionais em seu quadro:

  • Médico do Trabalho
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho
  • Técnico de Segurança do Trabalho
  • Enfermeiro do Trabalho
  • Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho

Quero saber mais sobre SESMT

O básico do que você precisa saber sobre SESMT está neste artigo, mas caso queira saber mais a respeito indico o vídeo do Fundacentro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário