Por que você deve usar EPI?

Toda boa empresa para se trabalhar deve antes de tudo, implantar medidas e soluções que de proteção coletiva no trabalho com o objetivo de eliminar ou então reduzir as chances de acidentes que sempre estão presentes no ambiente de trabalho.

Após a empresa implantar as medidas de segurança é importante que ela forneça o EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todos os seus funcionários.


O que é EPI?

Segundo a NR 06 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego), é considerado Equipamento de Proteção Individual todo produto ou acessório que seja de uso individual manuseado pelo colaborador com a função de proteção de acidentes ou riscos de sua saúde e segurança.

Os EPI's mais comuns utilizados pelas empresas são:

  • óculos de proteção
  • protetores auriculares
  • abafadores de som
  • máscaras
  • capacetes
  • luvas
  • cintos de segurança
  • protetor solar
  • outros

Como é feito o fornecimento do EPI?

De forma gratuita, todas as empresas brasileiras estão sujeitas a fornecer os EPI's aos seus empregados sempre em perfeito estado de conservação, funcionamento 100% e de acordo com o perfil de risco de cada atividade específica.

É muito importante que após o fornecimento do EPI o empregador também disponibilize o treinamento adequado para o profissional para que ele possa utilizá-lo de maneira correta para garantir sua qualidade.

Os funcionários podem ser observados pelos profissionais da área de segurança do trabalho, como por exemplo o técnico, em relação ao uso correto dos EPI's e seu uso de forma incorreta ou recusa de sua utilização pode até gerar consequências mais sérias como advertência ou demissão por justa causa.

Qual o objetivo do EPI?

Todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPI tem como principal objetivo proporcionar a proteção aos funcionários dos possíveis riscos de acidentes que a sua função possa proporcionar.

Por que você deve usar o EPI a partir de agora?

Conforme abordado, todas as empresas brasileiras são obrigadas a distribuir gratuitamente os EPI's, mas também é sua responsabilidade utilizá-los enquanto realiza alguma atividade. Toda vez que você usa o EPI você promove um local de trabalho mais seguro e estimula outros trabalhadores a também utilizarem este tipo de proteção.

Cabe a você também o zelo pelo EPI fornecido. Seu EPI é seu anjo da guarda. Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário